3.12.17

Alegria, Arte e Comunicação na Gincana Cultural da Unespp

Uma vez mais, aplausos para o talentoso agitador cultural da zona sul, Fabiano Moura! Neste sábado, 2 de dezembro, o jornalista e professor comandou animada gincana cultural para mobilizar e entreter - de modo muito saudável - a juventude teresinense. A XVII Gincana da Unespp Unidade Escolar do Parque Piauí teve como tema a Comunicação “Quem não se comunica não se trumbica”.

Fabiano Moura decidiu provocar, com isso, a juventude os estudantes da Escola do Parque Piauí para mergulhar e aprofundar no universo da comunicação social, entendendo essa ciência como vital para a existência da humanidade. Para o ser humano, a comunicação é essencial e é um direito de todos!

Foi muito prazerosa a manhã ao lado desses jovens, testemunhando e julgando, ainda que seja tarefa ingrata quando se tem que avaliar um que seja melhor dentre aqueles que já são os melhores! 


As Cores da Participação



Numa alusão ao riquíssimo Festival de Parintins, lá em Belém do Pará - que coloca em desafio artístico-cultural os Caprichosos e os Garantidos -, foram constituídas duas equipes, com os alunos das 6a às 2as séries: os meninos e meninas do turno da manhã vestidos de azul e os meninos e meninas da tarde, de vermelho.

No final do animado sábado de comunicação e arte, venceu a equipe Vermelha. Todos os aplausos para esses alunos, sim, porque, afinal de conta, esforço e superação precisam sempre ser reconhecidos. Quando nos dedicamos por algo, nesta vida, queremos o melhor!

Porém, também quero deixar registrado que, com todo respeito aos vencedores do troféu, a vitória ali foi de todos e todas. Não é discurso vazio ou de consolo, mas justiça seja feita, os dois grupos de jovens já eram vencedores no momento em que entraram na quadra para desempenhar as atividades provocadas pelo regulamento.

São vitoriosos porque decidiram não se deixar vencer pela timidez ou o medo (vi muitas mãozinhas lindamente trêmulas, vi algum passo errado e o show continuar, e até palavras que fugiram da mente bem na hora em que a língua precisava pronunciá-las. Preocupem-se, não, meninos, os adultos também têm dessas coisas!).

Eles, competindo de azul ou de vermelho, entraram em ação para nós premiar com interessantes e até inusitados pequenos espetáculos; enquanto isso, aprenderam, juntos, a fluir no mundo do cooperativo e saíram um pouco mais fortalecidos na defesa do direito à comunicação e expressão. Porque a informação liberta.

Talvez eles não entendam isso agora, no entanto, atuando e se expressando juntos, estão praticando a ciência de entender que o existir de um só tem sentido junto com o do outro. O isolamento é a morte do ser.

São vencedores todos os meninos e as meninas da Unespp, independemente da cor da camisa, porque não desistiram em nenhum momento de incerteza ou dificuldade.  Já disse Ernesto Che Guevara, que “a única batalha que se perde é a que se abandona”. Tenho certeza que todos aprenderam como nunca! 


A corajosa participação de cada participante da Unidade escolar do Parque Piauí foi elogiável. Como equipes, quase impossível dizer qual foi a mais animada e participativa.  Se eu fosse avaliar isoladamente, as equipes, eu diria que os meninos azuis do turno da manhã eram um pouco mais sérios e compenetrados (ponto para eles!), enquanto que os meninos da tarde eram mais vívidos e mais libertários (meus aplausos!). Contudo, eles se alternavam entre essas características marcantes de um e de outro e ficou bem difícil, por exemplo, dar nota para o item torcida! Que a Escola saiba aproveitar esses potenciais do seu corpo discente e formará grandes homens e grandes mulheres!

Parabéns ao Fabiano Moura pela organização do evento e parabéns ao corpo docente, que mostrou também uma participação lúdica maravilhosa. Todos nós, nesse sábado de gincana cultural na Unespp, aprendemos muito mais e nos divertimos como loucos!

Ficou longo o post de tão proveitosa que foi aquela manha de Gincana Cultural. Estava era com saudade de agitação desse porte! Assim, sendo, aguardem a segunda parte dessa conversa aqui. Fico devendo, pra próxima semana, meus pitacos sobre os humoristas, a performance cover dos menudos dos mestres, os que encantam enquanto cantam e tantos outros momentos memoráveis das tarefas. 

Até a próxima💓!
Goya Maru