2.4.16

Conversando sobre John Lennon com um pessimista


John Lennon

Eu, perdendo meu precioso tempo, conversando com uma pessoa muito pessimista (não façam isso, definitivamente, não vale à pena!). E no meio do papo citei a célebre frase de John Lennon sobre  a tal coisa é que a vida - "é o que nos acontece enquanto fazemos outros planos".
Foi aí que percebi que algumas pessoas interpretam essa frase de modo muito negativo.  No caso dessa pessoa com que eu conversava, por exemplo, ela insistia dizendo que se for verdade, então, é melhor levar a vida de qualquer jeito,sem se planejar, nem organizar nada. Sem fazer nada!
- Pra que planejar se não vai acontecer o que você quer e sim outra coisa, que você não quer ou espera?
Já que a vida é o que acontece enquanto você faz planos.
É uma visão, é claro. Muito pessimista acomodativa até.
Mas, bom, assim como o provérbio do prato de arroz, a gente tem que fazer um esforço para não julgar o outro e tentar entendê-lo.
Eu estou fazendo o meu. 
Só disse ao amigo pessimista de plantão que nunca John disse que a vida é o que acontece "mesmo" que você faça alguma coisa. Não era essa a mensagem!
Para mim, o que o grande poeta musical quis dizer é temos que estar de olhos abertos para perder a oportunidade do que pode acontecer vir pela frente. Planejamento é bom e está aberto à vida é excelente!
Muitas vezes, só um bom planejamento evita que você a cigarra da parábola da  da Cigarra e a Formiga.  Mas, muitas vezes é preciso apenas deixar o barco correr. Para vê aonde vai dá!
Isso me faz lembrar de outra frase que gosto de tentar colocar em prática na vida:  "Não apresse o rio, ele corre sozinho". 
Dependendo do movimento das águas, você pode dar uma volta de 360 graus na vida!