3.8.16

Jin Shin Jyutsu, o toque que harmoniza corpo, mente e espírito

O Jin Shin Jyutsu é uma interessante técnica japonesa de massagem nos dedos para aliviar emoções bloqueadas. É considerada uma arte de harmonização do corpo, da mente e do espírito, através de suaves toques com as mãos, em combinações de 26 pontos do corpo onde a energia vital se concentra, chamadas 26 Travas de Segurança de Energia (TSE).
    O Jin Shin Jyutsu atua em cinco atitudes negativas específicas (veja no final desse post cada uma delas).
É tão simples e até divertida, que Rahnin Jim (Essintyal - Aventuras de um Estrela entre Mundos Diferentes) decide realizá-la na extraterrestre Essintyal, quando ela avisa que tem dor de cabeça, após desmaiar na balada.
Leia o trecho do livro, para entender mais sobre essa agradável técnica de livrar corpo e mente de problemas que bloqueiam o fluxo saudável de nossa energia!

(...)
 — Desculpe, Rahnin, eu não queria ter causado preocupação... Não sei o que aconteceu... Tenho sede e dor...

— Bom, por sorte, você não bateu a cabeça forte, porque o idiota, pelo menos, conseguiu amortecer sua queda. Esse ferimento aqui na sua cabeça foi o anel dele, quando lhe agarrou. Vou buscar água e o remédio para dor... Que medicamento você pode tomar?!?
Ela realmente não sabia. Não era Terráquea!
Rahnin Jim ficou pensativo. Pensou dá-lhe um dos medicamentos que seu pai receitava para crianças. Não haveria de fazer mal para ela...
Estava ficando louco de verdade! Acreditando que aquela criatura machucada e sangrando poderia ser uma criatura de outro planeta!
Mas, ainda assim, decidiu não arriscar...
— Espera. Dê-me sua mão sua mão direita.
Tomando a mão de Essintyal, o terráqueo começou a massageá-la lenta e suavemente. Primeiro na palma, depois, dedo por dedo, dizendo-lhe que, para o Jin Shin Jyutsu, a mão direita representava o "aqui agora" e a mão esquerda, o "passado".
— O que é um Jin Shin Jyutsu?
— É uma fisio-filosofia japonesa simples e muito útil para ajudar ao corpo a se reequilibrar. O velho nos ensinou, faz muito tempo. “Toque com as mãos para harmonizar o corpo, a mente e o espírito”, sempre diz ele. Rui e eu chamamos de magia zen do velho Saichō. Eu uso o Jin Shin Jyutsu com a criançada lá no centro budista. É assim que se faz...
E passou a mostrar-lhe didaticamente o método. Tomava cada dedo da pequena mão feminina entre as suas e o envolvia com a suavidade de quem pega um passarinho entre as mãos. Por três minutos, seguia fazendo “girar” a pele do dedo de Essintyal.
— Mantenha o dedo firme, hina, mas não tenso. Só tem que girar a pele delicadamente. Pense que cada dedo tenha quatro lados. Tem que massageá-los todos.
— Ah, entendi!
— Agora, mudamos para o próximo dedo.
Agarrou o polegar de sua “paciente”.
— Este é o dedo da preocupação. Massagem caprichada nele para bloquear sua dor de cabeça!
E assim o fez. Depois, seguiu mostrando a função dos outros dedos:
— Indicador: medo. Médio: raiva. Anular: tristeza. Mínimo: pretensão. Palma da mão: desamino. Memorize cada dedo, as emoções e os órgãos relacionados a eles, e você saberá em ponto exato a energia está sendo estimulada.
Essintyal mostrou muito interesse na aula do seu professor terráqueo, tanto quanto prestou bastante atenção ao que lhe ensinara Nirhan sobre as naves OBVins. Rahnin Jim ficou satisfeito com seu interesse visível. Ela estava relaxada e já não tinha expressões faciais de quem sentia dor alguma, menos ainda de cabeça.
Seguiu, encerrando a sessão de Jin Shin Jyutsu, com suas costumazes brincadeiras:
— E vamos massagear este dedo muito especialmente... – Disse, agarrando o dedo anular novamente, como se sua mão fosse um prendedor de roupas, como vez anteriormente, tratando do assunto do objeto. – Assim, vamos tentar trazer um pouco de juízo pra essa sua cabecinha de vento!
— Que dedo é esse?
— O dedo da “tristeza” e do bom senso! Parece que você precisa soltar-se do passado e abrir-se para o novo, elementariana!
Essintyal esperou calmamente que ele terminasse de massagear seu “dedo do bom senso”, agarrou e levantou a mão esquerda de seu professor de Jin Shin Jyutsu. Mantendo-a no ar, aproximou a dela tão perto e sem tocá-la, até que chispas de luzes emanassem da palma de sua mão e dedos envolvendo a mão de Rahnin Jim numa nuvem de energia multicolorida. Ele sentiu como se os poros da pele estivessem dilatados e que por ele passassem feixes de sua energia para ela e depois, a dela para ele. Sentia também a mão um pouco mais aquecida que o normal.
Experimentou uma sensação de conforto e paz profunda.
Sorriram um para o outro.
— É isso que você fazia em seu planeta?
— Sim. Também. Trabalhamos para ativar e reativar a fonte energética de cada ser, harmonizando corpo, mente e espírito com o universo, mutuamente. Como seu pai lhe diz.

Jyutsu: Arte
Shin: Criador
Jin: Homem de conhecimento e compaixão

    
    O Jin Shin Jyutsu atua em cinco atitudes negativas específicas:

Dedo polegar
Trabalha as emoções: preocupação,  depressão, ódio, obsessão, ansiedade, autoproteção;
Desequilíbrio no nosso padrão de energia “individualizada” do estômago e baço;
Melhora a digestão de alimentos, idéias, pensamentos e emoções; ajuda a dormir melhor e nos torna receptivos ao toque e carinho;  Preocupações e ‘ruminações mentais’ desaparecem;  Ajuda: estômago, baço e pâncreas;
Bloqueia uma dor de cabeça que está começando;

Dedo indicador
Trabalha as emoções:  medo, timidez, confusão mental, depressão, perfeccionismo, crítica, frustração;
Desequilíbrio no nosso padrão de energia “individualizada” da bexiga e rim.
Traz coragem, fortalece o desejo de viver, harmoniza a circulação dos fluídos corporais e o sistema muscular.  Dissolve o medo e as inseguranças.
Ajuda: rim e bexiga. Evita uma dor nas costas que está iniciando.

Dedo médio
Trabalha as emoções:  raiva, covardia, irritabilidade, indecisão, instabilidade, emotividade.
Desequilíbrio no nosso padrão de energia “individualizada” da vesícula e fígado;
Expande o sentimento de compaixão, a lucidez mental, a criatividade;
Regula a harmonia interior do corpo.
Elimina a raiva, frustrações e irritabilidade.  Ajuda: fígado e vesícula biliar.
Melhora a visão e revitaliza a fadiga geral.

Dedo anular
Trabalha as emoções: tristeza (pesar) - negatividade, formação de muco, bom senso;
Desequilíbrio no nosso padrão de energia “individualizada” do pulmão e intestino grosso;
Promove a alegria, a esperança, o soltar do passado e o se abrir ao novo; dá vitalidade e energia ao corpo;  Afasta a tristeza, negatividade e o pesar;
Ajuda os pulmões e o intestino grosso;
Harmoniza a respiração e desconforto no ouvido;

Dedo mínimo
Trabalha as emoções:  pretensão (cobrir, esconder) insegurança, nervosismo, confusão;
Desequilíbrio no nosso padrão de energia “individualizada” do coração e intestino delgado;
Conecta com a intuição, aumenta a auto-estima, harmoniza o sistema esquelético.  Termina com pretensão, julgamentos, comparações e esforço.  Ajuda: coração e intestino delgado.  Evita uma dor de garganta que está iniciando.

Centro da palma da mão
Traz sensação de paz profunda e de unidade com o universo; Dissolve o desânimo; Ajuda diafragma e fluxo do umbigo; Harmoniza corpo, mente e espírito mutuamente e com o universo;

Fontes: magiazen