26.7.17

Multifoco: Uma proposta diferente no mundo literário

O romance Impuros & Pecadores, já quase pronto para lançamento pela editora Multifoco.

Estamos trabalhando os últimos detalhes para o lançamento (friozinho na barriga). Foi uma escolha de mão dupla: A editora escolheu meu original e eu a escolhi para esta minha primeira façanha literária.

No processo de publicação do meu romance, acabei descobrindo uma proposta muito interessante para autores independentes, como também me classifico.


Mesmo com todos aqueles infernais detalhes dos contratos que qualquer autor/a vê obrigado a ler e assinar, essa editora proporcionou-me certa liberdade - e paz de espírito para realizar um sonho literário, sem perder a alma! E o investimento é pouco, no mundo da carestia em que vivemos nestes tempos. Cada um pode investir o que puder, dentro de suas limitações financeiras (pagar capa personalizada ou não, contratar revisão ou apelar para aquele ou aquela amiga que manda super bem na gramática e na crítica do seu tema, por exemplo, comprar mais ou menos exemplares etc).


A Multifoco possui um modelo de publicação flexível e sustentável. Com isso, possibilita viabilizar, de forma especial, projetos pequenos (ex: autores iniciantes ou livros para públicos segmentados) até projetos que demandem maior estrutura de atendimento, divulgação e distribuição.

Ideal tanto para autores iniciantes quanto experientes no mercado editorial. Se você tem um original e está em busca de uma editora, entre em contato com a Multifoco ou veja como fazer e envie direto o seu original. Foi o que eu fiz com Impuros & Pecadores!

 Saiba mais sobre o romance Impuros & Pecadores
Bom, espero que, pelo pouco que falei aqui sobre Impuros & Pecadores, você tenha ficado - um pouquinho, pelo menos - com vontade de conhecer mais.👀

Ficou? Então, clica aqui ô 👉 

Corre lá para conhecer Miss Cher, a transgênero mais badalada do momento, a homofóbica Teodora e o descolado roqueiro Enrique, filho da grande diva!




 
E, para seguir no assunto da Multifoco, dei uma pescada no oportuno post feito por .


Como tinha prometido em um dos comentários da postagem Como publicar seu livro de graça, apresento a vocês leitores a Multifoco (no twitter - @edmultifoco). É uma editora que tem um projeto bem legal, sabe explorar um mercado até então praticamente abandonado e, como conseqüência, acaba dando espaço aos novos escritores brasileiros. O grande diferencial deles é que, diferente de grande parte das editoras que se prestam a ajudar os novos talentos (umas fazendo um trabalho realmente sério e respeitado, como a 7Letras, e outras simplesmente enganando os clientes: leia "Editoras" que não são editoras), a Multifoco nada cobra de seus autores, os custos são 100% dela, desde a revisão, a capa e a impressão dos livros (confira uma entrevista com um autor da editora aqui no blog, o Fernando Torres).
Ao saber disso, fiquei interessado em conhecer melhor o seu processo de funcionamento, até porque pretendo entrevistar dois editores de dois selos diferentes (independentes) vinculados a ela. Inclusive, como perceberão no restante da matéria, a editora tem uma maneira de trabalhar com estes selos indepedentes que lhes permite publicar mais livros e com maior qualidade, um sistema bem inteligente. Como uma última informação, a editora está promovendo um excelente concurso de contos medievais por intermédio de seu selo Anthology. Enfim, confiram agora uma entrevista com Raphael Santos, diretor de marketing da Multifoco. Espero que as informações sejam úteis a todos os aspirantes a escritores que acompanhem o Na Ponta dos Lápis.


Se possível, fale mais um pouco sobre o projeto e os ideais da editora. 

R: A Multifoco é uma editora que apresenta uma nova forma de pensar o mercado editorial. Conseguimos publicar nossos autores sem repassar a eles nenhum custo, do contrário, assegurando-lhes os direitos autorais respectivos e, ainda assim, como é exigência de qualquer empresa, lucrar e crescer. Tudo isso porque entendemos o mercado, seus mais diversos segmentos e temos o objetivo de proporcionar ao público leitor o máximo de títulos possível, tentando atender aos nichos de leitores que demandam os mais variados gêneros.



Vocês têm a ideia de publicar novos autores sem que isso lhes custe nada. Para uma editora que se inicia agora e, portanto, ainda é pequena, essa é uma tarefa bem complicada. Como vocês conseguem tornar isso possível?

R: É um equilíbrio entre o planejamento estratégico e a utilização das tecnologias atuais. Trabalhamos com tiragens baixas nos lançamentos, tentando manter o estoque próximo de zero. Depois disso, repomos os exemplares de acordo com a demanda de cada título. Com o expertise que adquirimos ao longo desses três, quase quatro anos, aprendemos a identificar alguns tipos determinados de autores, que para nós são parceiros, cujas informações são fundamentais para definirmos a tiragem inicial do livro (uma prerrogativa da editora). Minimizamos os riscos e maximizamos as possibilidades quando temos tiragens pequenas de um número grande de títulos.


Sei que vendem os livros através do site da Multifoco. Mas, em geral, como são os lançamentos? Sei que utilizam o casarão da editora: isso significaria que o autor teria de vir para o Rio?

R: Os lançamentos do Rio contam com a nossa sede como uma ótima opção para acontecerem. Em nosso espaço na Lapa, um ponto nobre da cidade, contamos com estrutura para lançamentos que vai desde uma noite de autógrafos até lançamentos mais "ousados", com apresentações musicais, performances teatrais ou recitais. Entretanto, lançar em nossa sede não é uma obrigação. O autor pode lançar em outros lugares também. Lançamos muitos livros em outros estados, como São Paulo, Minas Gerais, Paraná, dentre outros, e até mesmo em outros países, como nos EUA (Nova Iorque). Pelo nosso modelo, podemos lançar livros em qualquer lugar do mundo.


Como vocês consideram a evolução da editora até hoje? Como ela evoluiu?

R: A Multifoco vem crescendo de forma muito acelerada. Terminamos nosso primeiro ano com cerca de 40 livros e no segundo ano já triplicamos este número. Atualmente, já temos mais de 200 títulos lançados e temos a expectativa de lançar mais 300 livros até o final de 2010. Isto só é possível devido a demanda de autores que temos e que, conforme cresce a nossa visibilidade, não para de crescer e nos procurar. E, a cada dia que passa, nos preparamos para atender um número maior possível de autores, aumentando, treinando e melhorando nossa equipe.


Qual o planejamento de lançamentos para o ano?

R: Nossa expectativa é chegar a 50 lançamentos mensais. Atualmente, estamos em torno de 20 lançamentos mensais. Aumentamos recentemente nossa equipe e temos certeza de que, futuramente, iremos render ainda mais forte em nossos lançamentos.


Quantos selos vocês têm (já conheci dois editores de selos diferentes)? Já há selos fora do Rio? Algum para poesias?

R: Temos selos que fazem parte da editora e são específicos para determinados gêneros (Futurarte > Poesias, Luminária > literatura acadêmica, Download > blogs que viram livros, Redondezas > contos, Anthology > Ficções científicas, dentre outros). Esses selos são controlados por nosso editor-chefe, que recebe os originais, os analisa e define aqueles que serão publicados. Além disso, contamos com selos comandados por editores independentes, que não são funcionários da editora. Temos selos em Minas Gerais (Terceira Margem), na região de Volta Redonda e adjacências (Médio Paraíba) e em outros estados do Brasil. Os responsáveis por estes selos são os editores, que têm total liberdade para publicar qualquer livro, de qualquer gênero que tenha passado pelo seu crivo e esteja em linha com as diretrizes da editora.


Algum livro que tenha alcançado um sucesso surpreendente ou maior do que o esperado?

R: Há livros que, dados seus temas, naturalmente têm um apelo maior junto a um determinado nicho de público. É o caso, por exemplo, dos livros O Retorno do Gigante e A virada do século, que tratam de histórias sobre o Vasco da Gama, um clube de futebol que, em sua história recente, passou por momentos delicados e que aproximaram bastante o clube e a torcida, deixando-a ávida por produtos que tenham relação com o clube. Outros, eventualmente, aparecem bastante na mídia sem muito esforço, como é o caso de A segunda Cinelândia Carioca, cuja procura não chega a nos surpreender porque já conhecemos a qualidade do material. Mas desperta a atenção o interesse da mídia em cima de títulos como esse, visto que livros acadêmicos nem sempre encontram muito espaço na imprensa.


Como é o processo de análise de originais de vocês? Quanto tempo leva, o que é levado em consideração e etc...

R: O processo de análise é feito ou pelo editor-chefe da editora ou pelos editores de selos independentes. O que é levado em consideração é a qualidade do livro, mediante o nicho de leitores para o qual ele é proposto. Por isso a importância de termos editores independentes. Um editor que edita apenas livros de literatura fantástica, por fazer parte deste nicho, é capaz de identificar um título que possa fazer sucesso entre leitores deste gênero com mais facilidade do que um editor "comum". O tempo de espera, atualmente, gira entre seis e oito meses, dada a demanda que você deve imaginar que recebemos, visto que fazemos um trabalho único no mercado, até o momento, sem nenhuma outra editora que faça um trabalho igual ao nosso, pelas minhas mais recentes pesquisas. Entretanto, estamos aumentando nossa equipe, para diminuir esse prazo, aumentando o número de lançamentos por mês.


Fora o envio de originais, vocês têm outras maneiras de encontrar bons novos autores?

R: Basicamente, a demanda que recebemos, que não para de crescer, é o local de onde vem os nossos escritores. Entretanto, temos um forte trabalho de marketing, via redes sociais, por exemplo, para atender o nosso principal objetivo, que é fazer com que, ao pensar em escrever um livro, o autor pense sempre na Multifoco como a primeira opção para publicação. 


Obrigada pela leitura!👌