1.12.16

75.486 mil palavras e o aprendizado nanowrimoniano




Chegamos ao fim de novembro e quem estava envolvido/a com a NaNoWriMo 2016 sabe o que isso significa! Chegar ou não chegar à meta (50 mil palavras de um romance/novel). Posso garantir que não é fácil, não! Verdade que tem gente que escreve até 200 mil (nossos parabéns e reconhecimento). Mas, para mim, as 75.486 mil palavras de Impuros & Pecadores consagram uma grande vitória pessoal de verdade.

O NaNoWriMo é mesmo um desafio de superar a si mesmo, de estabelecer e alcançar uma meta, abrir mão de algumas coisas do seu cotidiano por um mês nês, focar-se e de manter a criatividade em alta. 30 dias! Tem hora que o cérebro ferve, trava, buga!

Confesso que neste ano, tirei de letra! Alcancei facilmente minha meta e até esnobei um pouquinho, superando-a. Contudo, por favor, anotem – que isso é imprescindível para quem deseja seguir o ofício de trabalhar com as palavras: é preciso planejar, o resto é conversa fiada!
Nada é pura inspiração ou dom. Além da criatividade (que toda alma tem, precisando só desentocá-la lá de dentro de si), precisamos esforço, transpiração mesmo! Ou você rala ou morre na praia do mar do talento!

Esta foi a minha segunda participação no NaNoWriMo. Descobrir o programa no ano passado, véspera de novembro, e fui na inspiração. Empolgada mesmo. Uma boa história na mente, dedos para digitar e ainda assim morri na praia, com mil e uma palavras na mente!

No meio do caminho (umas 25k), percebi que se seguisse, faria uma obra de miércoles (adoro a maneira que os portenhos têm para substituir a palavra merda! 😂). E eu não queria aquilo para meu romance - o romance da minha vida. Aquele que até hoje, um ano depois, ainda espera por minha dedicação para continuar preparando-o para apresenta-lo ao mundo! E farei isso!

Fiquei um pouco frustrada. Frustra mesmo morrer na praia do talento, mintamos não! A gente vê o prazo ir-se pelo ralo e, bom, a vida continua.

Pensei, então: quando chegar próximo de novembro que está por vir, faço meu plot (nova moda para dizer simplesmente roteiro) e mando vê! E assim, surgiu Impuros & Pecadores, totalmente distinto do outro romance. Para este, fiz até ensaio, planejei um pouco, introjetei (se você deixar para introjetar somente no meio do processo, em novembro, você vai engasgar). Garantido!

Mas, é bom dizer que preparar não é requentar a velha história (e até pode, se ela for a "história" de sua vida literária!). Eu apostei em outro algo, nova história, novos personagens, nova problemática. Velha ou nova narrativa, o que vai importar mesmo é que tenha algum plano mínimo. Pensar um pouco no enredo, nos personagens, sequências, nos finalmentes!

Também não estou falando em ter um planejamento completo, 100%, e sair seguindo-o cegamente. Tenho horror a isso na literatura. Tira até a graça da coisa!
Impuros & Pecadores: diplomado na NaNoWriMo!!!

Não precisa ter um roteiro de cinema nas mãos quando novembro chegar. Só saiba o que, quem, quando, como, onde, porque, para que. Este é roteiro básico do jornalismo que trago comigo e uso sempre que vou contar ou ouvir histórias e estórias. É incrível como é funcional!

Enfim, boa sorte para todos nós, nanowrimonianosa/as impuros e pecadores que chegamos vivos ao fim, porque janeiro/fevereiro vem aí, tempo de revisões!

O mundo é nosso, nossa folha em branco, para colocarmos nossas palavras.

E ano que vem tem mais! Prepare-se desde já!